quarta-feira, 19 de março de 2014

FATO, PROCESSO, CONCEITO


Para explicar aos alunos o que será estudado nas aulas de História, apresento, de maneira simplificada, as relações entre essas três palavras: fato, processo e conceito.


  • FATO:  Conceito importante para os historiadores é definido a partir de suas análises. O fato refere-se a um "acontecimento" pontual, marcado no tempo, sem um longa duração. Ou seja, ele é curto e, podemos dizer, rápido.
  • PROCESSO: Conceito fundamental para compreender o "tempo histórico". O processo, diferente do fato, tem uma duração no tempo que é mais longa e complexa. O processo é mais demorado.
  • CONCEITO: Ideia que, diferente dos fatos e processos, não pode ser observada a não ser quando ganha materialidade. Os conceitos são fundamentais e estão na base dos processos históricos. Claro que conceito é mais complexo do que uma simples ideia e o mesmo conceito pode ter diferentes definições. Mas, comecemos de uma maneira mais simples.
Pensemos em um exemplo simples: Um arquiteto tem uma ideia para sua construção, ou seja, tem os seus conceitos a respeito de como será. Para colocar esse conceito em prática ele elabora um projeto, contrata profissionais, compra materiais, os trabalhadores atuam na construção até que seu projeto fique pronto. Este seria o processo de construção. 
Quando a obra é inaugurada podemos dizer que é um fato. Ou seja, o fato "inauguração" ocorre em um período curto de horas, mas, para isso foi necessário um processo complexo de construção que teve uma duração mais longa, que, por sua vez, partiu de uma ideia inicial, um conceito.

Uma outra forma de representar esses três termos é utilizar a imagem do iceberg. Assim, podemos dizer que o fato é a ponta do iceberg que é visível, e rápido. Por "baixo" dele tem um processo que o sustenta e, na sua base, os conceitos, as ideias.

A explicação sobre a diferença entre fatos e processos, enfocando a questão da duração de cada um, facilita a compreensão dos temas a serem estudados no ensino de História. Assim, os alunos aprendem a identificar os temas pensando em sua duração. Além disso, é importante que esteja clara a diferença entre o conceito (abstrato) e os fatos e processos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário