quinta-feira, 24 de julho de 2014

A Onda (Dennis Gansel, 2008)

O filme "A Onda" (Dennis Gansel, 2008) é baseado em uma experiência relatada por um professor na Califórnia em 1967 (veja postagem). Esse filme pode ser um interessante instrumento para debater com alunos da 8ª série as características de regimes totalitários.
No filme, um professor resolve fazer uma experiência com seus alunos quando estes revelam acreditar "ser impossível" surgir outra ditadura na Alemanha. A partir de alguns elementos essenciais, o "Sr. Wenger" vai construindo sua própria ditadura.
Esses elementos podem ser comparados aos dos diferentes movimentos nazi-fascistas, como veremos abaixo.


LIDERANÇA:

Fotograma - A Onda
O primeiro elemento criado foi o líder respeitado e carismático que pudesse impor disciplina e em torno do qual as pessoas pudessem se unir. No filme, o professor é escolhido para ser tal líder. Esse personagem pode ser associado aos líderes totalitários, Adolf Hitler; Benito Mussolini, e também ao representante brasileiro desta ideologia, que foi Plínio Salgado.


B. Mussolini, Itália
A. Hitler, Alemanha, 1937
Plínio Salgado, Brasil
DISCIPLINA

Após a escolha do líder, este passou a criar uma disciplina a partir da organização espacial da sala, da organização dos alunos com ações tais como levantar ao falar, ter objetividade, etc... De acordo com o professor, "disciplina é poder". 


UNIFICAÇÃO ATRAVÉS DO UNIFORME

Fotograma A Onda

O professor convence os alunos a adotarem um uniforme, que, no caso, era uma camisa branca. A personagem que decide não usar a camisa branca é discriminada pelo grupo e excluída posteriormente.



Camisas Verdes, Brasil, 1935

Camisas Negras, Roma, 1922
Tropa nazista em Nuremberg, Alemanha


IDENTIFICAÇÃO ATRAVÉS DE UM NOME E UM SÍMBOLO

Simbolo adotado no filme "A Onda"

Após a adoção do uniforme, que servia como um sinal visual de pertencimento a um grupo, o professor seleciona um nome para o grupo e o nome escolhido foi "A ONDA". A partir daí, passam a elaborar um símbolo.
Fascio, símbolo fascista

Suástica, símbolo nazista
Zigma, símbolo integralista












SAUDAÇÃO

Fotograma - A Onda

Saudação Integralista
Saudação fascista
Saudação nazista
Fotograma A Onda - ao final, o professor cria um movimento ditatorial no qual os alunos são controlados por ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário