sábado, 26 de julho de 2014

II Guerra Mundial (1939-1945)

Hiroshima depois da Bomba Atômica.
Apud Wikipédia
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mesmo não tendo sido desejada pela maioria dos países participantes, diferente da Primeira Grande Guerra  (1914-1918), durou tempo suficiente para causar milhares e milhares de mortos (em torno de 60 milhões) e muito estrago. No entanto, os dois grandes traumas causados pela guerra foram o HOLOCAUSTO e as duas BOMBAS ATÔMICAS.
Bomba atômica em Nagazaki.
Apud  Wikipédia


Ao estudarmos a Segunda Guerra Mundial, precisamos compreender os ANTECEDENTES (o que gerou a guerra); o PROCESSO (como foi a guerra em si) e as CONSEQUÊNCIAS (ou seja, como terminou a guerra e o que isso gerou para os países). Claro que não vamos nos aprofundar em nenhum desses itens, mas, pelo menos, entender alguns aspectos fundamentais.

ANTECEDENTES
Bom, uma guerra não ocorre de repente, de um dia para o outro. A Primeira Guerra Mundial, que já estudamos, deixou marcas profundas e feridas não cicatrizadas. Um grande país bastante prejudicado foi a Alemanha (Tratado de Versalhes). A ascensão de Hitler e do Nazismo foram fundamentais para a ocorrência da Segunda Grande Guerra.
Antes da guerra começar, Hitler já estava invadindo territórios que declarava pertencer à Alemanha por direito. No entanto, um país declarou não aceitar a invasão: a Polônia. Portanto, a Segunda Guerra Mundial começa quando, em setembro de 1939, Hitler invade a Polônia. No entanto, havia outras guerras em curso: A Itália estava em guerra com a Etiópia e o Japão já estava em guerra com a China. Ou seja, as guerras vão virar uma guerra mundial.

Legenda: azul - nazismo (Eixo) / vermelho: Aliados
"Second world war europe animation small".
Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.
PROCESSO
A Segunda Guerra, na Europa, pode ser dividida, em linhas gerais, em duas fases.

  • A primeira de expansão do EIXO (Alemanha, Itália e Japão), principalmente do nazismo. 
  • E a segunda de expansão dos ALIADOS, com a entrada da União Soviética (URSS) e dos EUA na guerra. A partir dessa virada, os Aliados vencem a guerra e invadem a Alemanha, encurralando Hitler e os nazistas.
Observe na animação que, inicialmente, há uma expansão do azul (Eixo - nazismo). Depois, do vermelho (que representa os Aliados - URSS, EUA e Reino Unido). Terminando a guerra, a Europa está toda dominada pelo vermelho. E vencem os Aliados!



CONSEQUÊNCIAS
(incompleto)
Duração: 1939-1945
Número de mortos aproximado: 60 milhões



Audiovisuais sobre a II Guerra Mundial
(incompleto)

  • A Segunda Guerra Mundial em Cores: documentário dividido em três partes mostra imagens inéditas, em cores, de bombardeios e batalhas, além de fazer uma explicação clara sobre o processo da guerra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário