terça-feira, 4 de novembro de 2014

Era Vargas e as habilidades



HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DA ERA VARGAS

O Currículo do Estado de São Paulo sugere uma série de habilidades a serem trabalhadas no desenvolvimento do tema "Era Vargas". São habilidades genéricas que poderiam ser desenvolvidas a partir de outros temas.


  • Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania 
    • Essa habilidade pode ser desenvolvida a partir de outros temas. Mas, em se tratando da Era Vargas, é importante ressaltar o período da Ditadura do Estado Novo no qual não havia participação popular por meio do voto, e, havia repressão de outras formas de participação popular.
  • Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições politico-sociais são resultado das lutas coletivas 
    • Igualmente à anterior, esta habilidade pode ser desenvolvidas a partir de outros assuntos, mas, podemos ressaltar os exemplos nos quais houve alguma mobilização que foram responsáveis por importantes mudanças políticas.
  • H31 – Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro e quem os exerce - GI 
    • Essa habilidade é apresentada na Matriz do Saresp e também pode ser desenvolvida a partir de outros temas. No caso da Era Vargas, é interessante ressaltar as relações estabelecidas entre o poder Executivo e o Legislativo, tanto na elaboração da Constituição de 1934, quanto na imposição da de 1937. Outro aspecto importante é o fechamento do Congresso Nacional e a proibição dos partidos políticos. Características estas presentes nas Ditaduras.
  • H30 – Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República - GI
    • Outra habilidade prevista no Saresp, pode ser desenvolvida ao longo do estudo do tema.
Você que é professor e gostaria de compartilhar suas opiniões ou experiências a respeito do tema, ou das habilidades a serem desenvolvidas, deixe aqui sua contribuição ou crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário