terça-feira, 4 de novembro de 2014

habilidades Nazismo

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DO NAZISMO


No estudo do Nazismo, as habilidades sugeridas podem ser guias na abordagem do assunto. O Nazismo é um tema de muito apelo dentre os estudantes. No entanto, é um tema limite que questiona a postura do professor diante do tratamento dado ao passado. É possível ser neutro? É possível abordar esse tema sem enfatizar os seus horrores? 
  • Estabelecer relações entre o conhecimento histórico e a importância do comportamento ético para a conquista da cidadania. 
    • Ao tematizar o Nazismo é importante indicar os limites dos comportamentos racistas, preconceituosos e intolerantes da sociedade que, caso não sejam alertados, aos poucos, vão produzir uma sociedade capaz de aceitar o inaceitável, como ocorreu durante o Nazismo. Assim, ao indicar a gestação e a difusão das ideias nazistas é possível observar a sua construção na sociedade alemã.
  • Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas.
    • A propaganda de massa colabora para a construção e difusão de ideias pela sociedade. No entanto, a propaganda tem um especial papel nas sociedades ditatoriais. Teve um papel fundamental na construção e difusão da cultura nazista. Sobre isso indico o documentário "Arquitetura da Destruição" e o livro "Nazismo" de Alcir Lenharo.
  • Valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
    • Essa habilidade, que poderíamos indicar como "comportamental", pode ser desenvolvida a partir do estudo do Nazismo indicando como a intolerância, o totalitarismo e o discurso da "raça pura" e  superior levou à eliminação daqueles que eram considerados diferentes. 
    • Sugestão: documentário "Arquitetura da Destruição"
  •  Reconhecer o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural como fundamento da vida social.
    • Essa habilidade é semelhante à anterior e enfoca o respeito e o reconhecimento dos seres humanos como iguais em seus direitos e diferentes em suas liberdades. O Nazismo é um tema interessante para mostrar o que pode ocorrer, no limite, caso essa concepção de igualdade e respeito não estejam presentes. 
  • Reconhecer a liberdade de práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupo sociais como um direito básico de cidadania
    • A habilidade enfoca, novamente, o respeito às diferenças e, no caso, as diferenças religiosas. Aqui é possível ressaltar a religião judaica e as perseguições sofridas pelos judeus ao longo do tempo.
  • H17 – Reconhecer a importância das várias fontes para o trabalho historiográfico e a necessidade de submetê-las à análise crítica.
    • Essa habilidade está presente no Saresp e pode ser considerada uma habilidade metodológica, ou seja, diz respeito à construção do conhecimento histórico. Aqui é possível ressaltar a tentativa de reescrita da história alemã com uma abordagem que minimiza os efeitos do Holocausto. Nesse sentido, é uma discussão interessante sobre o ponto de vista daqueles que escrevem as histórias e o quanto essas escritas são provisórias.
Caso tenha interesse em enviar sugestões, críticas, complementos, ou, simplesmente comentar a postagem, use o espaço abaixo. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário